Montezum

Curiosidades sobre a Montezum - Hopi Hari
Montezum curiosidadescuriosidades Montezum
Montezum Hopi Hari Foto de 26/11/2021

- A velocidade da Montezum é de 103 Km/h, gastando-se apenas 58 segundos para serem percorridos os seus 1.024 metros
- Foram necessários 1.235 blocos de concreto para a construção da Montezum
- A Montezum pesa 690 toneladas (madeira + equipamentos) e possui 6 Km de trilho (metal)

Montezum é uma montanha russa de madeira, localizada no parque de diversões paulista Hopi Hari. É considerada a maior montanha russa de madeira da América Latina, é a maior do Brasil, nos quesitos extensão, altura, queda, e velocidade. É uma das atrações mais procuradas do parque.

Na "Hora do Horror" (evento realizado pelo parque nos meses de agosto a novembro), um dos trens da montanha russa fazia o percurso levando os passageiros de costas. Nesta temporada, a Montezum passava a se chamar Direversi. Montezum está na área do parque chamada Mistieri, sua tematização remete aos povos pré-colombianos incas, astecas e maias, e daí que vem seu nome, inspirado no governante asteca Montezuma ||, mais conhecido como Montezuma. Sua construção levou cerca de 18 meses, contando com mais de 1.500 funcionários da RCCA (Roller Coaster Corporation of America), que é uma empresa estadunidense especializada na construção de montanhas russas de madeira. Ela foi concluída cerca de 6 meses antes da abertura do parque, que ocorreu em Novembro de 1999.

Por ser de madeira, o trem balança consideravelmente durante o percurso. Isso é comum em todas as montanhas russas de madeira, visto que seus trilhos também são feitos de madeira.

Dados técnicos
Extensão: 1030.2 metros
Altura: 44 metros
Queda: 42,4 metros
Velocidade: 103 Km/h
Tempo de percurso: 58 segundos a partir do topo do lift (primeira subida)

Recordista mundial
Nos quesitos velocidade e queda, a Montezum é recordista mundial, sendo a 8ª montanha-russa de madeira mais rápida do mundo (103Km/h), e a 10ª com maior queda (42,4 metros)

Sobre a Montezum - Hopi Hari

 Montezum no dicionário hopês 
1- Montanha-russa de dimensões faraônicas que fica em Mistiéri, ao lado das pirâmides. Uma das cinco maiores montanhas-russas de madeira do mundo. 2- Forma simplificada da expressão Montezu-nemberg, que significa "sentir um iceberg congelando a barriga", ou seja, sentir um friozão na barriga. 3- hist. Esqueleto de uma espécie de velociraptor, um dos mais velozes dinossauros que viveram em Hopi Hari. [Orig. do espanhol Montezuma, antigo rei asteca.]
Montezum curiosidades
montezum
 Montezum no livro 
A maior montanha-russa de madeira da América do Sul.
Construída com madeira tratada e apoiada sobre 1.235 blocos de concreto, é a atração mais radical de Hopi Hari. São 1.200 metros de trajeto percorridos em pouco mais de dois minutos. Possui dois trens com capacidade para 24 visitantes cada um. A primeira queda tem 42,4 metros e atinge 103 km/h de velocidade máxima. As madeiras são importadas de países com invernos rigorosos e possuem um tratamento químico e térmico para aumentar a vida útil e evitar o ataque de qualquer tipo de praga, além da grande resistência mecânica e durabilidade.

De acordo com o então diretor de criação da Agência de Comunicação Taterka, Fernando Leite, há três "vertentes" aceitas quando se fala no nascimento da Montezum.
A primeira e mais aceita é que Montezum é a forma simplificada do vocábulo otomano "Montezunemberg", que quer dizer "sentir um iceberg congelado na barriga". A segunda, bastante contestada, é que o nome advém do espanhol pós-gálico "Montezuma", antigo rei asteca. Essa vertente não se sustenta cientificamente, pois análises feitas com carbono 14 demonstram que Hopi Hari é muito mais antigo que a civilização asteca.
A terceira e menos provável: Montezum seria a classificação científica de uma espécie de velociraptor, um dos maiores e mais velozes dinossauros que já viveram no Hopi Hari, antes da era do gelo. A aceitação dessa terceira vertente é que gerou a ideia "esdrúxula e inadmissível" para os cientistas hópius que ela teria sido construída com ossos petrificados de dinossauros. Pura balela.

Montezum curiosidades

Montezum - 1 Montanha-russa de madeira de dimensões faraônicas que fica em Mistieri, ao lado das pirâmides. A maior montanha-russa de madeira da América Latina. 2 hist. Esqueleto de uma espécie de velociraptor, um dos mais velozes dinossauros que viveram em Hopi Hari.
[Orig. do espanhol Montezuma, antigo rei Asteca]
Construída pela empresa norte americana RCCA, a Montezum levou cerca de 18 meses para ficar pronta, contando com a participação de 1500 pessoas em sua construção. 
A Montezum atinge uma velocidade de 103 km/h e percorre o seu percurso de 1030,2 metros  em aproximadamente 60 segundos, possui uma incrível queda de 44 metros de altura passando por baixo da estrada entre várias subidas e descidas.

Sobre a Montezum - Hopi Hari

 Vídeos - Montezum Direversi 
Montezum curiosidades

Ela foi construída em 1999 junto com a inauguração do Parque temático Hopi Hari pelas fabricantes Roller Coaster Corporation of America e Philadelphia Toboggan Coasters, Inc., responsável pelos trens onde os visitantes se aventuram, e levou 18 meses até ficar pronta.
A Montezum também possui o anti-rollback, um dispositivo que impede que o trem volte de ré caso perca a força, pois aqui em Hopi Hari, a segurança está sempre caminhando junta com a diversão.

montezum hopi hari

Outras Montanhas Russas de madeira mundo a fora
Além da Montezum, existem outras atrações similares em outros países, como é o caso da The Beast do Kings Island, maior Montanha Russa de madeira do mundo, no quesito extensão, que está localizada nos EUA e possui 2.243,0 metros. Outas Montanhas Russas de madeira também se destacam e dividem a lista de maiores do mundo ao lado da Montezum, como a El Toro, a T Express e American Eagle. 

Montezum
Montezum Hopi Hari

Nenhum comentário: