Katakumb - O templo mais temido de todos!

 O Templo mais temido de todos!
Katakumb Hopi Hari

23 fevereiro 2012
Esta maravilhosa atração inaugurada em 2003 já superou mais de um milhão de visitantes. 
O KATAKUMB reproduz os principais tópicos do antigo império egípcio através dos seus cenários totalmente realistas. Para aqueles que realmente buscam Horror e Aventura esta é uma atração que você não pode tirar dos seus planos na sua vinda ao Hopi Hari! Conheça um pouco mais sobre a atração:

Katakumb Hopi Hari

“Templo de Abul Simbel”
Você está na fila da atração, escutando aquela música típica dos egípcios que junto delas emitem sons de serpentes preste a atacar, quando de repente um arqueólogo nada simpático abre a porta com toda força mandando vocês entrarem. Depois que todos ficam amontoados (sempre acontece isso por causa do medo), um tipo de ritual se dá início, o arqueólogo sangrando abre um livro “o livro dos mortos” e começa com as advertências. Quando o livro é fechado uma porta se abre. E aí se dá o início da maldição.

“Altar de Akhenaton”
Passando pela primeira porta, você se vê em uma sala escura com uma iluminação fraca acima de um trono com um faraó muito zangado, que não gosta da visita de pessoas, ele os obriga ficar encostados na parede, quando de repente uma luz vermelha aparece junto quando uma porta secreta se abre. E a única frase que fica na sua cabeça é a do faraó dizendo: “Vocês invadiram o meu templo, como punição vocês irão a sala das mumificações”.Você passa pela porta e vê um longo corredor estreito onde o faraó fica te obrigando a passar. 

Katakumb Hopi Hari

“Tumbas dos Faraós”
Quando você chega ao final daquele corredor estreito, tudo fica silencioso, a sua frente duas tumbas com enormes esfinges aparecem em uma luz vermelha bem fraca junto com uma fumaça onde não se enxerga nada e um cheiro que não é nada agradável e também muitos sustos.

Katakumb Hopi Hari

“Sala das Mumificações”
Depois de alguns sustos na sala anterior, você pensa que o pior já passou, mas pelo contrário, só estava começando. Depois de outro corredor você se depara com uma sala cheia de símbolos egípcios, e a primeira coisa que você percebe não são os símbolos mas sim as camas ao seu redor cheias de múmias deitadas, quando você chega ao meio da sala várias múmias se levantam e correm atrás de vocês.

“Ante-Sala de Tutankhamon”
Depois das múmias uma sala um pouco mais iluminada, cheia de tesouros e objetos do faraó.Mas o que não esperam é ganhar sustos

“Sala de Tutankhamon”
Você está cansado de tanto correr, quando você chega a uma sala com uma tumba que surge do nada. O que será que acontece??

“Cleópatra”
Nesta sala um trono está virado de costas quando o mesmo se vira de frente e restos do corpo da antiga rainha do Egito aparece para você.

“A maldição da serpente”
Você chega a uma sala com quatro estátuas de najas com 2m de altura um silencio toma conta do lugar, quando de repente uma das cobras avança para cima de você jogando veneno.

“Tumba de Iru-ká-ptah” 
A última sala, a maior das outras salas, ela parece estar vazia, quando de repente uma surpresa aparece. Quer saber o que acontece? Garanta já o seu ingresso para o Hopi Hari. 
Você tem coragem de embarcar nesta terrível e assustadora aventura? Somente quem é forte consegue sair de lá. Para quem está muito ansioso com a Hora do Horror, isso pode ser um pequeno aperitivo.

Katakumb Hopi Hari

Katakumb Hopi Hari

18 abril 2019

Katakumb

Voltar a 3.000 anos e reimaginar a época dos antigos egípcios é uma coisa tanto curiosa e interessante de se explorar. Trazer a vida em proporções e realismo exorbitantes mais ainda. Mas impossível? Com toda certeza não. E a prova disso está no Hopi Hari, uma atração localizada na região de Mistieri: o KATAKUMB.

Uma das atrações de terror/horror mais conhecidas do parque e da região, traz muitas histórias e curiosidades desde sua criação até os dias de hoje.
CURTA a página da INDIANA MYSTERY no Facebook e INSTAGRAM! 

– História e Construção
O que nós conhecemos hoje como o templo egípcio amaldiçoado, poderia ser algo totalmente diferente. A ideia original do Hopi Hari, era trazer algo semelhante ao Castelo dos Horrores do Playcenter, com isso a “Indiana Mystery”, responsável pelo projeto foi chamada, mas ofereceram uma proposta ao parque para trazer algo novo e diferente. A partir daí, nascia a concepção de Katakumb.

Em uma área de 800 metros quadrados, foi instalada uma réplica do templo de Ramsés II em tamanho real.

A fachada em argamassa imitando pedra, conta com oito esculturas de aproximadamente dez metros cada, que reproduzem as colunas originais do Ramsseum, na cidade de Luxor.

Katakumb

Tronos, esculturas de deuses egípcios, paredes com afrescos, passagens secreta, candelabros, esculturas talhadas, paredes inteiras em alto e baixo relevo, hieroglíficas e tetos talhados fazem a comparação com o templo de Ramsés II.
– Inspiração, Ramsseum e o Katakumb

Segundo Juan Espeche, diretor executivo e sócio fundador da Indiana Mystery, a inspiração veio em uma de suas viagens ao Egito:

“A inspiração sempre surge no próprio local. Respirando, tocando o chão, olhando durante alguns dias. Até que vi o Ramesseum e resolvi fazer uma réplica dele. Nunca foi feita uma réplica assim em escala real…”

Katakumb Hopi Hari

Em uma rápida consulta com o Dr. Google, aprendemos que o Ramesseum foi o templo funerário do faraó Ramsés II, situado na margem ocidental de Tebas, construído e dedicado ao Deus Amon e ao próprio faraó.

 – Percurso 
Todo o contexto de Katakumb tem uma história por trás de cada uma das salas ali montadas, sendo elas existentes e replicadas na atração. Confira cada uma delas em sua ordem:

– Templo de Abu Simbel: Construído por Ramsés II para ele e sua esposa Nerfetaru, os pilares da sala representam a morte e a ressurreição, o além e o mundo dos vivos;

– Altar de Akhenaton: Sala do faraó mais misterioso da história do Egito antigo;

– Tumba dos Faraós: Com entradas estreitas assim como a de uma pirâmide real, nessa sala estão as tumbas e múmias de antigos Faraós;

– Sala das mumificações: Um método fascinante adotado pelos egípcios, mas temido por muitos nos dias de hoje, por medo de algum corpo levantar daquele lugar;

– Sala de Tutankhamon: A única tumba encontrada intacta, sua peça original pesa aprox. 110kg de ouro maciço. Mas o que será que ela esconde em Katakumb?;

– Altar de Cleópatra: O terror dos últimos dias de vida de vida da última Rainha do Egito;

– A maldição da Serpente: A serpente era um animal cultuado pelo povo egípcio, assim foi construído um altar para adoração, mas nem tudo foi tão lindo;

– A Tumba de Iru-Ka-Ptah: Réplica de uma das salas da pirâmide do Faraó Djoser no templo de Saqqara, mas que guarda uma maldição que arrepia a espinha de qualquer um.
– Mais do que qualquer outra atração

Em sua construção, a atração recebeu um cuidado muito especial e que poucos sabem a real história:

“Este é o templo de Sakhara (foto abaixo). Um lugar muito importante. Eu trouxe uns três kilos de areia do interior dele e coloquei na base do Katakumb antes de iniciar a construção para alinhar a energia com o Egito.”

Katakumb construção

Em sua concepção, além de uma atração de terror, o Katakumb seria utilizado como conteúdo cultural:

“Ninguém sabe de nada, pois na época a proposta de visita cultural foi descartada. Conseguimos fazer um walkthrough bem assustador e com muito conteúdo ao público.

Existiria uma visita cultural muito divertida e didática, onde ao final entregávamos um diploma. Levei o cônsul egípcio e ele chorou de emoção.“

Katakumb
Katakumb

Nos dias de hoje, o Katakumb está sob administração do próprio parque com produção interna. E ainda sobre a atração, Espeche continua: 
“Essa atração é uma obra maravilhosa. Um arqueólogo pode ler os textos em hieróglifos esculpidos na fachada.”

Nenhum comentário: